O Burro Errante (2012)

Será que todos os macacos são ladrões? Será que os ratinhos são tão perigosos quanto dizem? E os burros? É verdade que são todos abestalhados? Afinal, será que existem bichos bons e bichos ruins? Essas são as questões encaradas pelo burrinho nesta viagem inesquecível, cheia de surpresas e novas amizades; e, a cada novo amigo, uma nova descoberta, uma nova aprendizagem, um novo jeito de enxergar o mundo!

Primeiro livro de Habib e Valeria, O Burro Errante é talvez o mais pessoal de todos. Inspirado pela infância de Habib no Egito e suas andanças pelo mundo, conta a história de um burro, criado em uma família superprotetora e bastante preconceituosa… Ao se tornar adulto, ele deixa sua casa e pega a estrada, em busca de um lugar melhor. Aos poucos, vai descobrindo a vida real, diferente da que foi apresentada pelos seus pais, burros que fingiam ser cavalos e morriam de medo de se relacionar com bichos de outras espécies…

Usando a linguagem metafórica da fábula, a obra aborda questões delicadas como exclusão, descriminação, racismo, homofobia, o classismo… Mais que tudo, o livro é um convite para a criança procurar ver o mundo com seus próprios olhos e questionar as “verdades” do seu meio social, em vez de reproduzir cegamente os paradigmas transmitidos pelos seus pais e educadores.

Confira algumas páginas do livro: